Marv@da C@rne

PALESTINA> Diante dos fatos, tristeza e indignação! E uma pergunta que não quer calar: Porque nos noticíários da “grande mídia” global e também nos PIG´s as vítimas israelitas tem nome e sobrenome, enquanto às palestinas resumem-se a números Fica a pergunta…

#DesnecessárioLegendas
#DesnecessárioLegendas

NAÇÕES UNIDAS>Num contexto em que a violência explode e se espalha por todo o planeta a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou sua reunião bianual de exame do comércio ilegal de armas pequenas e leves. Novamente a sala de conferências estava repleta de representantes de organizações a favor e contra as armas de fogo. Felizmente, ninguém portava uma pistola nem teve que deixar suas armas na porta do órgão mundial que defende a paz e o desarmamento, ao estilo do velho Oeste. Lamentavelmente, como esperado, os Estados Unidos, maior exportador de armas do mundo, apesar de já ter “assinado”, ainda não ratificou o tratado. Ou seja, manteve sua política do “me engana que eu gosto”. Quanto a Israel, nem assinar, assinou.
Saiba +

A boa notícia é que Alemanha, França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália ratificaram o tratado
A boa notícia é que Alemanha, França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália ratificaram o tratado

MÉXICO>Após uma longa tramitação, finalmente o Senado do México aprovou o novo marco regulatório das telecomunicações. O texto representa um duro golpe nos dois principais oligarcas do setor: Carlos Slim, do Grupo América Móvil, e Emilio Azcárraga, do Grupo Televisa. A aprovação gera também enormes constrangimentos aos barões da mídia da América Latina, que sempre bajularam o presidente Enrique Peña Nieto por suas políticas neoliberais e de servilismo aos EUA. A velha imprensa não terá como acusar o governante de “chavista” ou “bolivariano”, como costuma fazer para interditar todo o debate sobre a urgente democratização dos meios de comunicação no mundo. Enquanto isso por aqui…Confira o artigo de Altamiro Borges publicano no ObservaCine.

Ferruge-Democratizar-a-mídia
O parlamento mexicano considerou que os monopólios midiáticos distorcem a livre concorrência e prejudicam a sociedade

RIO DE JANEIRO> O​ Núcleo Barão de Itararé RJ informa que vai divulgar neste domingo a íntegra do processo de sonegação fiscal movido pela Receita Federal contra a Rede Globo. Os documentos do processo haviam “sumido” dos arquivos da Receita finalmente foram “encontrados” Com aproximadamente duas mil páginas a papelada contém documentos comprovando o envolvimento da própria família Marinho na fraude contra o sistema financeiro, além da já conhecida sonegação bilionária. A atividade de divulgação da documentação faz parte da Campanha ‘Mostra o DARF Rede Globo’. Segundo os amigos do Barão de Itararé RJ o material já está sendo distribuído para jornalistas e blogueiros para que acontença a mais ampla divulgação ao distinto público brasileiro logo após o fim da Copa do Mundo.
Saiba+

A Campanha ‘Mostra o DARF Rede Globo’ conta com o apoio e participação do Marv@da C@rne.
A Campanha ‘Mostra o DARF Rede Globo’ conta com o apoio e participação do Marv@da C@rne.

TERRITÓRIO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA>Em Ilhéus (BA), o Exército oprime mais que protege os Tupinambá. Depois de 4 meses da chegada do exército no território seis indígenas já foram assassinados por produtores rurais. As tropas do exército presente na região, não estão impedindo os assassinatos e outros atos de violência contra a população indígena, somando 3 espancamentos, 9 casas e 4 veículos incendiados, 5 tentativas de assassinatos, dos quais 3 indígenas foram feridos a tiro. Atropelamentos e outras práticas pouco civilizadas e de violência explícita também são diariamente  perpetradas contra o povo Tupinambá “nas barbas dos militares”. Mais preocupada com os índices da pesquisa e em acalmar boa parte da extrambólica “base aliada”, a Presidenta Dilma continua “enrrolando” para assinar a homolagação da Terra Indígena que já está devidamente delimitada.
Saiba+

“Nenhum pistoleiro ou fazendeiro é parado pelos soldadps. Já os parentes e suas casas sempre são revistadas. Nós que estamos sob risco eminente de morte e somos nós que somos revistados, enquanto somos humilhados, pistoleiros e fazendeiros transitam armados livremente" - desabafam os Tupinambás.
“Nenhum pistoleiro ou fazendeiro é parado pelos soldadps. Já os parentes e suas casas sempre são revistadas. Nós que estamos sob risco eminente de morte e somos nós que somos revistados, enquanto somos humilhados, pistoleiros e fazendeiros transitam armados livremente” – desabafam os Tupinambás.

TERRA INDÍGENA DOURADOS-AMAMBAIPEGUÁ> Também no Mato Grosso do Sul, o Governo Dilma demonstra a pouca importância que dá à segurança e as vidas dos indígenas brasileiros ao recorrer de decição judicial que obriga o Governo Federal a manter a Polícia Federal e a Força Nacional no Território Indígena Dourados-Amambaipeguá. Para o Ministro da Justiça, Eduardo Cardoso “nem a Polícia Federal nem a Força Nacional de Segurança tem atribuição de atuar no policiamento preventivo e por isso devem se retirar da região”. Assim, em véspera de eleições, o Governo Dilma decidiu abandonar definitivamente os guaranis à própria sorte.  Saiba+

indigena-denilson
O adolescente da comunidade Tey Kuê – Denílson Barbosa, de 15 anos – foi assassinado a tiros em 16 de fevereiro de 2013.

BOGOTÁ>Enquanto isso, na Bolívia o Presidente Evo Morales, promulgou uma lei que detalha como se deve viver em harmonia e equilíbrio com a natureza. A Lei Marco da Mãe Terra e Desenvolvimento Integral cria a Defensoria da Mãe Terra, a qual tem a obrigação de proteger os direitos da Terra, embora todas as autoridades do Estado devam fazê-lo. A norma também inclui o conceito de “justiça climática” para reconhecer o direito de reclamar um desenvolvimento integral do povo boliviano e das pessoas afetadas pela mudança climática. Além disso, cria um Fundo Pluri-nacional da Mãe Terra e outro de Justiça Climática para conseguir e administrar recursos econômicos estatais e estrangeiros para impulsionar ações de mitigação da mudança climática.
Saiba+

A nova lei também estabelece que as “terras da Nação serão dotadas, distribuídas e redistribuídas de maneira equitativa com prioridade para as mulheres, povos indígenas originários, camponeses, comunidades interculturais e afro-bolivianas que não as possuam.
A nova lei também estabelece que as “terras da Nação serão dotadas, distribuídas e redistribuídas de maneira equitativa com prioridade para as mulheres, povos indígenas originários, camponeses, comunidades interculturais e afro-bolivianas que não as possuam.

BAHIA DE TODOS OS SANTOS> Tristeza. Um sentimento de perda e de muitos danos colaterais. Perdi eu. Perdeu a Bahia. Perdeu o Brasil. Perdeu a cultura, o jornalismo e o cinema. Nosso Cinema, baiano, tupiniquim e latino-americano. Perdeu a Jornada da Bahia. Morreu um “bom baiano” – que na verdade nasceu carioca. Um amigo. Companheiro das tantas lutam houveram para ser lutadas por aqueles que sabem dar valor e importancia merecida pelo Cinema Brasileiro. Morreu o amigo, inteligente, quase sempre polêmico. Morreu André Setaro.
Saiba+

Setaro era também crítico de cinema do jornal Tribuna da Bahia, uma coluna no Terra Magazine e editor do seu famoso seu Setaro´s Blog.
Setaro era também crítico de cinema do jornal Tribuna da Bahia, uma coluna no Terra Magazine e editor do seu famoso seu Setaro´s Blog.

AGENDAEm sua 9ª edição, o Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo homenageia grandes personalidades que deixaram – e ainda deixam – sua marca registrada em produções latinas. É o caso da atriz Leandra Leal, do cineasta Silvio Tendler, do diretor argentino Pablo Trapero, (“Leonera” e “Elefante Branco”) e da atriz argentina Martina Gusmán. Todos marcam presença no evento. O Festival acontece entre 24 e 30 de julho e exibe mais de 100 produções em cinco lugares diferentes: Memorial da América Latina, Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo e Cinemateca Brasileira. A entrada é franca em todas as sessões.
Saiba+

banner_home13

CHICOTADAS NA MÍDIA>Somos militantes de esquerda! Todos latino-americanos. Temos que nos unir! A América Latina precisa se unir frente aos predadores comuns. Portanto, viva a Argentina! Não vamos alimentar ódio estimulado pela mídia venal que aposta na divisão dos povos irmãos! Vamos torcer pela Argentina para lavar a honra dos Latino-americanos! Por Eliete Ferrer*
Leia>

Argentina

BELO HORIZONTE> O Maracanaço de 50 é uma memória que não tenho. Já o Mineiraço da última quarta feira eu jamais esquecerei.

Mascote

UMA IMAGEM PARA REFLEXÃO>

celular Photograph by Marsel van Oosten

VITOR TEIXEIXA> Vamos comemorar!

commeorar

MÚSICA> Susana Esther Baca de la Colina é uma cantora, compositora e estudiosa dos ritmos de ascendência “afro” do Peru. Após mais de 30 anos de carreira artística, Susana goza hoje de reconhecimento nacional  e internacional, tendo recebido, por exemplo, a Ordem de Cavaleira das Artes da República Francesa e a Ordem de Mérito da República do Peru. Seu primeiro disco foi gravado em 1987. Reproduzimos abaixo o quarto álbum lançado durante sua carreira, que é considerado por muitos como o seu melhor trabalho.
Escute>

AUDIOVISUAL> O vídeo “Mulheres brasileiras: do ícone midiático à realidade” traz depoimentos de mulheres que defendem os diretos femininos e apontam que a maioria dos meios de comunicação e da mídia no Brasil desvaloriza a mulher e a trata como mercadoria. O vídeo critica o modelo de publicidade brasileiro, a falta de democratização da comunicação e promove um debate a respeito dos direitos das mulheres e do papel da mídia na formação da subjetividade das pessoas.
Assista e compartilhe>

DIÁLOGOS DO SUL>Artigos e notícias que você não encontra na mídia PIG. Leia, reflita, curta e compartilhe!

Para os que querem a volta dos militares, por Paulo Cannabrava Filho

Política sem controle remoto, por Olavo Câmara

Desigualdade e democracia, por Roberto Savio

As tensões planetárias no limite, por Ladislau Dowbor

MERCOSUL declara total apoio à Argentina na luta contra os fundos abutres

ENTREVISTA> Putin por uma américa latina sustentável e independente

túnel do tempo*João Baptista Pimentel Neto, o Marv@da C@rne, é jornalista, gestor, consultor e produtor cultural, secretário de redação da Revista Diálogos do Sul, editor dos blogs Marv@da C@rne, Cultura é a Mãe e ObservaCine. Preside o CBC – Congresso Brasileiro de Cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s