Os 90 anos de “Zabé da Loca”: Uma mulher guerreira e artista popular

Zabé nunca havia descido da “loca”. Dizem que por lá viveu por cerca de 25 anos. Sozinha, mas guerreira, na “loca” Zabé trabalhou muito, criou seus dois filhos e nunca deixou de tocar seu pífano. E assim foi que a música de Zabé por muito tempo ecoou nas da Serra do Tungão, próximo de Monteiro, cariri paraibano, na “loca”.

Zabé da Loca
Zabé da Loca comemora seus 90 anos com show em Monteiro, Paraíba, Brasil.

Duas paredes de taipa fecharam um vão entre as pedras da gruta que por décadas foi ocupada pela família. E foi em referência a esta gruta que nasceu seu nome artístico: “Zabé da Loca”, da gruta onde morou. Quando Zabé de Grutasceu, foi para ser reconhecida em todo o Brasil na música regionalista. Dividiu os palcos com Carlos Malta, Hermeto Pascoal, Gabriel Pensador, o grupo Cabruêra e muitos outros músicos em shows no Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Nesta segunda-feira (14) ela completa 90 anos de idade e vai comemorar com os amigos em uma grande festa, perto da loca, no próximo sábado.

Isabel Marques da Silva veio de Buíque, Pernambuco, onde nasceu, com o pai e os irmãos para trabalhar na colheita do algodão. Ela tinha 16 anos. Tempos depois, a família retornou a Pernambuco, mas, no início da década de 1940, Zabé voltou à estrada e se fixou na região de Monteiro. De novo na roça, além das dificuldades do serviço pesado, enfrentava o assédio de outros homens. Solteira, Zabé teve uma filha a quem deu para a adoção, por falta de condições de criá-la.

Em seguida, conheceu Delmiro, “era um negão forte”, descreveu-o, soltando uma risada. Tornou-se seu marido e com ele teve dois filhos homens, João e José. Delmiro também era músico e as rodas de cantoria eram frequentes em casa.

Leia a biografia completa de Zabé da Loca na Enciclopédia Nordeste

Fonte: Correio da Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s