Noite de Fogo na Tekoha Apyika’i no MS

Tereza Amaral com Luciano Silva*

FogoFogo, desespero e indiferença. Foi o que ocorreu na noite de ontem na tekoha Apyka’i, distando sete quilômetros do centro de Dourados.

Por volta das 22h30 a liderança Valdelice Veron, aos prantos, nos informou sobre a tristeza em meio a labaredas na tekoha da cacique Kaiowá Damiana Cavanha .

Juntamente com os caciques Ládio Veron – seu irmão – e  Damiana, que há mais de dez anos luta pela demarcação da sua Tekoha, eles ajudaram os aldeados que vivem  às margens da BR 463 e que tiveram suas casas incendiadas.

“Levei  lona e algumas roupas e hoje eu vi que aqui, no Mato Grosso do Sul, não somos vistos como seres humanos”, desabafou Valdelice.

Ela disse que o carro de bombeiros ajudou apenas a Usina São Fernando, com policiais e até assistentes sociais. Para os indígenas nenhuma ajuda foi dada. “Foram somente ajudar o latifundiário da Usina”, lamentou, informando que crianças, mulheres e anciãs estavam passando mal vendo suas casas destruídas pelo fogo.

Nem mesmo o Corpo de Bombeiros ajudou. “Os Bombeiros passaram pelo acampamento e não ajudaram, mas socorreram a Usina São Fernando que, inclusive, botou fogo “no lixo”, disse, acrescentando que a informação partiu de um funcionário.

A cacique Damiana é uma guerreia que há mais de uma década luta pela sua tekoha Apyka’i, tendo sido expulsa inúmeras vezes da terra tradicional para a beira da rodovia onde perdeu marido, dois filhos, dois netos e uma tia. Neste local já tombaram vários membros da comunidade, segundo o Cimi, mortos por pistoleiros, atropelamentos e envenenamento por agrotóxicos.

* Tereza Amaral com Luciano Silva, Amazônia Legal em Foco

Um comentário em “Noite de Fogo na Tekoha Apyika’i no MS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.