Mav@da C@rne XIX

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural

FSA / Fundo Setorial do Audiovisual I

Anunciados ontem durante coletiva realizada na sede da ANCINE / Agência Nacional de Cinema, no Rio de Janeiro, os editais das novas chamadas públicas para quatro linhas de ação do FSA / Fundo Setorial do Audiovisual serão publicados a partir da próxima segunda-feira, dia 21 e estarão disponíveis nos portais da própria ANCINE, do BRDE / Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e do MinC / Ministério da Cultura. No total serão ofertados R$ 205 milhões para investimentos em projetos de produção e distribuição de longas-metragens e produção de séries de televisão. Segundo o Diretor Presidente da ANCINE, Manoel Rangel o valor é superior à soma dos recursos investidos nas três convocatórias anteriores do FSA que somaram R$ 202,5 milhões e os novos editais apresentam algumas inovações. “Objetivando conferir um tratamento mais equilibrado a projetos que se encontram em diferentes etapas de produção e induzir o planejamento mais adequado da ocupação do mercado, a Linha A, voltada à produção de longas- metragens, foi subdividida em aporte à produção – R$ 50 milhões – e complementação – R$ 40 milhões, por exemplo”.

FSA / Fundo Setorial do Audiovisual II

Outra mudança anunciada por Rangel é que todas as linhas, com exceção do aporte à produção da Linha A, passam a operar em fluxo contínuo. Assim, ao longo do ano, as decisões de investimento serão tomadas projeto a projeto, com mais agilidade. “Estimamos em três meses o prazo entre a inscrição e a resposta sobre a decisão de investimento” – informou. O diretor presidente da ANCINE destacou ainda que, no seu entendimento “graças ao FSA, as distribuidoras independentes de filmes brasileiros já assumiram um papel central na atividade: hoje essas empresas representam 70% da participação de mercado de distribuição de filmes brasileiros no mercado interno, enquanto há apenas dois anos essa participação era residual. Além disso, novas distribuidoras foram atraídas para o filme brasileiro, proporcionando mais alternativas para os produtores e uma agressividade maior nos lançamentos, disputando espaço com as produções estrangeiras. Por fim, emissoras abertas e programadoras também passaram a investir em conteúdos brasileiros independentes, em suas estratégias de formulação das grades de programação”.

FSA / Fundo Setorial do Audiovisual III

Como anunciado anteriormente, foi confirmado que o BRDE / Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul passa a ser a instituição financeira operadora do FSA e segundo os números anunciados, serão investidos R$ 90 millhões na Linha A (Prodecine 01) que contempla duas modalidades de investimento na produção de longas-metragens. Na Linha B (Prodav 01) que oferece recursos para a produção de obras seriadas e de documentários para televisão foram destinados R$ 55 millhões. Outros R$ 50 milhões serão ofertados através da Linha C (Prodecine 02) que é voltada ao investimento na aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens, tem como objetivo fortalecer as distribuidoras independentes brasileira. Finalmente, para a Linha D (Prodecine 03) que contempla operações de investimento em comercialização de longas-metragens de produção independente, para exibição em salas de cinema, serão destinados R$ 10 milhões de reais. Além do Diretor Presidente da ANCINE, participaram do evento a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES / Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciane Gorgulho, e o vice-presidente do BRDE / Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Carlos Henrique Horn.

MinC e a Lei de Acesso a Informação

Cumprindo a determinação da nova Lei de Acesso a Informação, o MinC / Ministério da Cultura está disponibilizando desde ontem em seu portal o E-SIC/ Serviço de Informação ao Cidadão. O serviço está sendo oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem interrupção para almoço. A coordenação geral está a cargo da servidora, Tatiana de Oliveira de Almeida. O atendimento ao público, cadastro e encaminhamento de informações é de responsabilidade dos servidores Thadeu Costa NormandoEdilene Dias Cerqueira. Também prevista na nova lei a Autoridade do MinC responsável pelo monitoramento da implementação da Lei é a também servidora pública Cleômenes Viana Batista. A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011), estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral deverão ser divulgadas de ofício pelos órgãos públicos, espontânea e proativamente, independentemente de solicitações. Além disso, o artigo 8º da Lei prevê rol mínimo de informações que os órgãos e entidades públicas devem obrigatoriamente divulgar na internet.

Extramuros

Objetivando disseminar o conhecimento cinematográfico adquirido em 25 anos de experiência, ampliar o intercâmbio cultural entre cineastas de todo o continente e melhorar a integração do cinema brasileiro com o restante do mundo, a EICTv / Escuela Internacional de Cine y Televisión, de Cuba, vai oferecer cursos intensivos e de curta duração em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os cursos fazem parte do programa Extramuros, que recebeu esse nome justamente porque as aulas vão acontecer fora dos muros da escola, que tem sua sede na cidade de San Antonio de los Baños, em Cuba. O programa já está sendo implementado também em outros países, como Espanha e Republica Dominicana e será coordenado no Brasil por Marcelo Müller. O primeiro curso a ser oferecido pela instituição no Brasil, será Escrevendo para Atores, Atuando para Roteiristas, e tem seu início programado para a próxima segunda-feira (21), no Centro Cultural B_arco, em Pinheiros, em São Paulo. O curso será ministrado pela professora argentina Mônica Discépola, que leciona na EICTV há 15 anos. O custo é R$ 2,1 mil, por 50 horas-aula. Informações e inscrições sobre os cursos e o projeto Extramuros pelo e-mail extramurosbrasil@eictv.co.cu

Sob nova direção

O secretário de cultura do GDF / Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira (foto) anunciou que o ator Sérgio Fidalgo foto) é o novo diretor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que este ano completa 45 anos de existência. Fidalgo, que substitui Nilson Rodrigues, informa que pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido e realizar apenas mudanças pontuais, como por exemplo, a separação entre documentários e ficções nas mostras competitivas, que passarão a contar com seis longas e seis curtas em ambas as categorias. Outra novidade anunciada diz respeito a premiação que terá seu valor ampliado dos atuais R$ 405 mil reais para R$ 635 mil. O novo diretor do Festival de Brasília informou também que a descentralização do festival iniciada na edição do ano passado não só terá continuidade, como será ampliada. “Vamos levar o Festival também ao Gama e manter as atividades em Taguatinga, Sobradinho e Ceilândia, democratizando e facilitando o acesso dos brasilienses ao evento” – afirmou. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será realizado entre 17 e 24 de setembro e nesta edição as exibições serão realizadas na sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, já que o tradicional Cine Brasília continua em reforma.

Brasil Futebol Clube

“Brasil Futebol Clube” é o nome escolhido pela produtora Plateau Produções Culturais, para a produção de um documentário que tem como foco a construção da Arena Corinthians. Segundo o produtor executivo Roberto Tibiriçá o filme tem previsão de ser finalizado após a Copa do Mundo e retrará o impacto que o estádio do Timão trará aos moradores de Itaquera, zona leste da capital paulista. A produção já obteve aprovação da ANCINE  Agência Nacional de Cinema para a captação de R$ 728 mil e segundo Tibiriça, as filmagens serão iniciadas assim que a produtora conseguir os recursos financeiros. “A ANCINE já nos autorizou captar este valor, que julgamos suficiente para produzir o documentário e agora estamos em busca de empresas que estejam dispostas a nos ajudar – afirmou. Está aí uma boa oportunidade de investimento com retorno praticamente garantido, caso a Fiel Torcida resolva também prestigiar o filme.

Lula Lá

E por falar em Corinthians e em corinthianos, merece registro o fato de a Câmara Municipal de São Paulo ter aprovado ontem, a concessão ao Instituto Lula de um terreno de 4,3 mil metros quadrados, avaliado em R$ 20 milhões. O projeto enviado ao Legislativo pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) recebeu 37 votos a favor, 8 contrários e uma abstenção. Na proposta, está prevista a criação de um memorial à democracia na área localizada no centro da capital paulista. O Instituto Lula terá direito a explorar a área por 99 anos. Como era esperado, o projeto recebeu oposição principalmente dos vereadores do PSDB, que apesar de integrarem a base de Kassab na Câmara, rejeita o que considera um favorecimento ao instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para os tucanos, a concessão do terreno não prioriza o interesse público e apenas beneficia a imagem do líder petista às vésperas da eleição municipal. Já os petistas e o restante dos vereadores da base aliada do prefeito sustentaram que o memorial deverá representar diversos líderes políticos e poderá inclusive receber o acervo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. O texto do projeto exige que o conteúdo do memorial seja aprovado pelo CONPRESP / Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e pelo CONDEPHAAT / Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e para entrar em vigor espera agora apenas a sanção de Kassab.

Caravana Pierre Perrault

A Caravana Pierre Perrault que circulará pelo Brasil de norte a sul, levando a primeira retrospectiva integral do grande cineasta quebequense, além da cidade do Rio de Janeiro a mostra será exibida também em Belo Horizonte, João Pessoa, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, sempre acompanhada de debates e conferências. De maio a julho de 2012, as seis capitais brasileiras terão a oportunidade de assistir a 31 filmes do diretor, produzidos Considerado um dos expoentes do cinema direto canadense, Perrault (foto) dirigiu onze longas-metragens e uma vintena de curtas e médias-metragens. A Retrospectiva dos Filmes de Pierre Perrault começa no próximo dia 18 de maio no Rio de Janeiro e segue até 31 de maio.  A cidade receberá também, de 24 a 26 de maio, um Colóquio Internacional sobre a obra e a trajetória do diretor, que contará com alguns dos maiores especialistas mundiais em sua obra. Todas as atividades acontecerão no Instituto Moreira Salles.

@gend@ de festyv@ys
II CineFooT

Primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à difusão e promoção de filmes sobre futebol, o CINEfoot / Festival de Cinema de Futebol acontece de 26 a 31 de maio, no cinema Unibanco Arteplex, Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, e de 2 a 5 de junho, no Museu do Futebol, em São Paulo. Com uma programação atraente e variada pautada em filmes nos formatos de curta e longa metragens, as mostras competitivas do CINEfoot serão  realizadas no Rio de Janeiro e premiarão com a Taça CINEfoot o melhor curta e o melhor longa metragens na cerimônia de encerramento, dia 31 de maio. Os vencedores são escolhidos através do voto popular. No Cine Glória, Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio, acontece a primeira Mostra Cineesporte, voltada para o público infanto-juvenil, exibindo filmes de outras modalidades esportivas. E no Museu do Futebol, em São Paulo, no dia 4 de junho, ocorre mais uma iniciativa inédita do CINEfoot: a Mostra Infantil, carinhosamente batizada de Mostra Dente-de-Leite. Nesta sua segunda edição, o CINEfoot passa a ser um evento internacional, trazendo ao Brasil filmes da Alemanha, Espanha, Suécia, Chile, Uruguai, Argentina e Inglaterra. O festival tem entrada franca em todas as sessões, sujeita à lotação da sala. Maiores informações: Cinefoot | Festival de Cinema de Futebol.

cyneclub@ndo
Recadastramento da Ação Cine+Cultura

Continua aberto até o próximo dia 28 de maio o processo de recadastramento das entidades contempladas através da Ação Cine Mais Cultura, desenvolvida pela SAv – Secretaria do Audiovisual do MinC / Ministério da Cultura. Devem se recadastrar todas as instituições responsáveis pelos espaços contemplados, responsáveis pelas instituições, participantes das oficinas, bem como àqueles que informaram sua participação na equipe de organização. Segundo os coordenadores, em levantamento realizado no dia 12 de abril, verificou-se que apenas 273 espaços realizaram o recadastramento, havendo uma pendência de 769 contemplados. Ainda segundo a coordenação do projeto, é necessário ressaltar que os cadastros serão somente até o prazo estipulado sob pena de suspensão e eventual interrupção das atividades relativas a ação Cine Mais Cultura. Os espaços já contemplados, que tenham dúvidas a respeito do sistema de cadastro, podem entrar em contato pelo e-mail circuito@cinemaiscultura.org.br. Outras informações podem ser esclarecidas através do contato@cinemaiscultura.org.br.

humor pyr@te@do
SIMCH / SUL21

c@us@s & lut@s
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