Marvada Carne XV

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural

Cinema Brasileiro + Educação

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou hoje, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 7507, de 2010, de autoria do Senador Cristovam Buarque, que torna obrigatória a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Defendido por todas as entidades do setor audiovisual, o projeto altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Já aprovado pelo Senado, o projeto tramitará agora em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e caso seja aprovado sem qualquer alteração será encaminhado para ser sancionado pela Presidenta Dilma Roussef.

Carta Capital, a disputa pela Ancine e a falta de debate

Este é o título do artigo publicado por Gustavo Gingre em seu blog pessoal que promete provocar polêmica nos meios do audiovisual. Jornalista, ex-integrante do Comitê Gestor da Internet e funcionário concursado da ANCINE / Agência Nacional de Cinema em seu artigo, Gengre tece ácidos comentários sobre a matéria recentemente publicada versão on line da Revista Carta Capital, produzida durante o 16° Cine PE / Festival do Audiovisual, onde, segundo o autor “mais uma vez, grandes cineastas reclamam da suposta burocracia da ANCINE / Agência Nacional de Cinema. Ainda segundo Gengre “Ao não ouvir a direção da agência, sua associação de servidores, entidades da sociedade civil ou mesmo outras vozes do mercado audiovisual, a reportagem, infelizmente, ficou com jeito de press release”.

Regras Equivocadas

Gengre (foto) afirma ainda que “a campanha que, desde o ano passado, visa garantir o controle da agência para um grupo de grandes  produtores, já tem até dois motes. Primeiro, seria a denúncia de que a agência é composta por burocratas que nada entendem de cinema (na verdade, servidores públicos concursados, que vêm, ao longo dos últimos anos, substituindo quadros egressos da antiga Embrafilme). Segundo, que tais burocratas tratam os produtores como se fossem criminosos a priori. Nos dois casos, a solução viria com um pacote que inclui simplificação das regras de fomento, abrandamento dos critérios de controle e fiscalização e indicação de diretores ligados ao cinema”. Para ele porém “o problema tem uma origem ainda mais profunda do que o lobby dos grandes produtores. Sua fonte é o equivocado modelo regulatório brasileiro que criou uma agência que praticamente nada regula, mas que fomenta quase tudo o que se produz de audiovisual no Brasil. Não há registro de uma outra agência reguladora, no Brasil ou em outro país, com este tipo de atribuições”. Confira aqui a íntegra do artigo.

Banda Larga + os direitos dos consumidores

IDEC / Instituto de Defesa do Consumidor, com apoio da Fundação Ford e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça,  promove amanhã, no Hotel Nacional, em Brasília (DF) o Seminário ”Banda Larga no Brasil e os direitos dos Consumidores”. O evento abordará os aspectos que envolvem a banda larga no Brasil e a proteção dos direitos do consumidor, em uma perspectiva ampla de cidadania. Segundo os organizadores, “pretende-se também fazer uma avaliação dos dois anos do Plano Nacional de Banda Larga e discutir a qualidade na disponibilização e prestação do serviço de internet no país. Além de representantes do próprio IDEC, da Fundação Ford e do Ministério da Justiça, as mesas contarão com participação de especialistas do Ministério das Comunicações, da ANATEL / Agência Nacional de Telecomunicações, da Telebrás, do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV / Fundação Getúlio Vargas e do INTERVOZES. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Canal Ibase

O IBASE / Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas lançou nesta semana o Canal Ibase, um site de notícias, análises e debate político sobre temas do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Segundo o release divulgado pela entidade, o Canal Ibase é “comprometido com a cidadania ativa e com a radicalização da democracia. Pretendemos acompanhar no dia a dia temas como direitos humanos, meio ambiente, políticas de desenvolvimento, segurança alimentar, cidades e territórios, juventude, novas tecnologias, entre outros e nossa ideia é explorar assuntos, informações, pontos de vista e abordagens nem sempre presentes na cobertura da grande imprensa.  É juntar-se assim ao esforço de midialivristas, hackers e outros Brasil e mundo afora, na defesa e na prática de uma comunicação livre”. O site contará com a produção de profissionais do próprio instituto e de materiais replicados de sites parceiros e textos, vídeos e outros conteúdos feitos colaboradores, locais e internacionais. Todo o conteúdo poderá ser reproduzido e adaptado livremente, de acordo com licença Creative Commons. Clique aqui e conheça o Canal Ibase.

Universia Brasil

Para os que buscam literatura de qualidade e sem custo, uma boa notícia. A rede Universia Brasil, através do seu portal, disponibiliza em maio o download gratuito de mais de 521 obras literárias dos mais variados estilos literários. Entre o material para download, o portal reúne muitos dos livros da lista de leituras obrigatórias do vestibular 2013 da Fuvest e Unicamp. O portal também oferece uma série com 20 livros sobre cinema nacional. Entre o material para baixar, estão biografias de cineastas e roteiros de filmes de grande destaque, tais como o roteiro do filme Salve Geral, de Sérgio Rezende, e a biografia do cineasta Orlando Senna e 30 obras sobre Comunicação, entre as quais Jornalismo e Convergência: Ensino e Práticas Profissionais, de Cláudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Laranjeira, e Comunicação e Política, de João Carlos Correia. Confira aqui a lista completa para  baixar os arquivos. 

Cinemateca de Curitiba

A Cinemateca de Curitiba está com inscrições abertas para mais uma edição da Oficina Prática de Cinema Digital. A oficina, que será ministrada gratuitamente, integra as ações relacionadas ao edital Filme Digital – Ficção, Documentário e Animação – Categoria Iniciante, do Fundo Municipal da Cultura. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e enviar o documento exclusivamente para o e-mail cursoscinefmc@gmail.com, até o próximo dia 30 de maio. Materiais e informações adicionais, além do solicitado no momento da inscrição, serão desconsiderados. A oficina abordará temas como a história do cinema, produção, roteiro, direção, fotografia, som e edição. As aulas serão ministradas a partir do mês de junho vindouro, nos fins de semana, conforme Regulamento.

Diversidade Cultural

A Unesco está com inscrições abertas para propostas de financiamento de programas e projetos destinados à diversidade cultural, através de seu fundo internacional, até 31 de maio. Serão disponibilizados um total de US$ 100 mil em aporte financeiro para cada proposta. A iniciativa é aberta aos governos dos países em desenvolvimento membros da Convenção, ONGs nacionais da área da cultura, grupos vulneráveis ou outros grupos sociais minoritários. O formulário de inscrição, que deve ser preenchido em inglês ou francês, assim como mais informações e regulamentos, estão disponíveis no site da Unesco: http://www.unesco.org.

Circuito Nacional de Feiras de Livro e Caravana de Escritores

A Fundação Biblioteca Nacional está com dois editais abertos para o setor de livro e leitura. O primeiro contempla o circuito de feira de livros e festivais literários abertos às comunidades, e o segundo, apoia o projeto Caravanas de Escritores, que repassa recursos para a participação de autores em eventos do segmento. As iniciativas são direcionadas a governos estaduais, prefeituras, instituições públicas de ensino superior e organizações não governamentais. O prazo de inscrições dos dois editais segue até o dia 15 de maio. Mais informações e a íntegra dos editais podem ser acessadas no site da Fundação Biblioteca Nacional em http://www.bn.br.

Erramos

Ao contrário do que noticiamos nas notas  Vitória do Audiovisual Brasileiro e Derrota da Sky publicadas na Marv@da C@rne de ontem, a reclamação 55/2012 julgada pela 1 Câmara do CONAR Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária que condenou a Sky a suspender a veiculação dos comerciais “Sky Brasil – O seu controle remoto agora está nas mãos da Ancine” e “Refém do seu controle remoto” posicionando-se contra lei Lei 12.485/11, que cria o SeaC / Serviço de Acesso Condicionado foi apresentada junto a agência reguladora pela APRO / Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e não pela ABPA. Portando, como diz o ditado “A César o que é de César”. Parabéns a APRO pela iniciativa.

@gend@ de festyv@ys
Cinema Brasileiro em Paris 

Até o dia 22 de maio, os cinéfilos franceses podem conferir nas salas do cinema “Le Nouveau Latino”, situadas no centro de Paris, aos cerca de 30 filmes brasileiros programados para serem exibidos na 14ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris. Na primeira semana do festival, de 9 a 15 de maio, serão apresentados 14 longas-metragens de ficção, dos quais sete competirão pelo “Prêmio do Júri”, que será entregue no dia 15 de maio. Já de 16 a 22, data em que o festival será encerrado, serão projetados mais 15 documentários. Pelo segundo ano consecutivo o evento homenageará o escritor baiano Jorge Amado. Também o diretor francês Claude Santiago, que morreu em janeiro, receberá homenagens através da projeção de dois de seus documentários: “Tom Zé/ dada Brasil” e “Carlinhos Brown Bahia Beat”. Segundo a diretora do festival, Katia Adler “o objetivo do festival é mostrar aos franceses um panorama da produção cinematográfica brasileira da atualidade, já que os filmes brasileiros não costumam ser exibidos na França através do circuito comercial”. Neste contexto, ainda segundo Katia “procuramos montar uma programação eclética, destinada ao grande público e também aos profissionais do setor”. Maiores informações e a programação pode ser acessada aqui.

cyneclub@ndo
Cineclube da Casa da América Latina

Com direção Carlos Pronzato, o Cineclube da Casa América Latina exibe amanhã (10), a partir das 18h30, na sede da ABI / Associação Brasileira de Imprensa, na cidade do Rio de Janeiro o documentário “As Mães da Praça de Maio – Memória, Verdade, Justiça”. Com 40 minutos de duração o documentário resgata o testemunho das Mães da Praça de Maio que, 35 anos depois, continuam marchando em frente à Casa Rosada pelos cerca de 30.000 desaparecidos, mantendo vigente o reclamo por memória, verdade e justiça e inclui depoimento de Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980. Contra o tempo e ao revés do ponteiro do relógio, elas desfilam com seus lenços brancos, redesenhando uma história que não pode ser esquecida. Após a exibição será realizado um debate sobre o tema. A entrada é franca e segundo os organizadores os 25 primeiros espectadores que chegarem terão direito a pipoca e guaraná grátis!

Serviço:
Cineclube da Casa da América Latina
Local: ABI / Associação Brasileira de Imprensa

Endereço: Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 7° andar Centro (próx. ao metrô Cinelândia)
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10/05/2012
Horário: 18h30
Realização: Cineclube da Casa da América Latina
Apoio: ABI / Associação Brasileira de Imprensa
Parceria: Sindipetro-RJ
Entrada Franca 

@genda m@rv@d@
7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão

Será realizada no Auditório da TV Câmara, na próxima terça-feira (15), a 7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão. O encontro é organizado pelo Instituto Palavra Aberta desde 2006, em homenagem ao Dia Mundial da Liberdade de Expressão, comemorado em 3 de maio. O objetivo do encontro, segundo a presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, é discutir a liberdade de expressão com os diferentes segmentos da sociedade. Composta de três painéis de debates, a conferência  abordará o tema “Como a legislação eleitoral afeta a liberdade de expressão?”. Estarão presentes deputados, jornalistas, juristas e representantes do Poder Executivo, como a ministra da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Helena Chagas. A 7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão será realizada em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap). Devido à limitação de vagas no auditório, para participar é necessário fazer a inscrição pelo e-mail: evento@palavraaberta.org.br
Serviço:
7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão
Local: Auditório da TV Câmara
Endereço: Câmara dos Deputados
Cidade: Brasília (DF)
Data: 15/05/2012
Horário: 9h
Realização: Instituto Palavra Aberta
Apoio: Câmara dos Deputados
Entrada Franca 

humor pyr@te@do

c@us@s & lut@s

REPÚDIO PERMANENTE A CENSURA

CLIQUE AQUI e PARTICIPE DESTA CAMPANHA!

Leia também na edição de hoje do SUL21

Regulamentação de mídia pelo bem da democracia
por José Dirceu

São graves os indícios de envolvimento de parcela da mídia com esquemas criminosos comandados pelo contraventor Carlinhos Cachoeira. As suspeitas que pairam sobre a revista Veja, que teve funcionário de alta posição captado em escutas telefônicas da Polícia Federal no bojo da investigação sobre Cachoeira, precisam ser investigadas a fundopela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito). Afinal, a publicação deixando-se pautar por interesses criminosos para montar reportagens com o intuito de atingir adversários políticas é fator de preocupação em relação ao tratamento das informações. Leia mais…

Justiça de estado dos EUA decide que olhar pedofilia na internet não é crime

Parlamento Europeu cancela viagem ao Brasil e participação na Rio+20

pelos direitos do público!
filmes são feitos para serem vistos!

CLIQUE AQUI e curta o Marv@da C@rne também no facebook!

Receba atualizações participando também do GRUPO Marv@da C@rne!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.