Marv@da C@rne XIII

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural 

Outra derrota dos Democratas

Impondo uma nova derrota aos Democratas, uma semana depois de confirmar a constitucionalidade dos sistemas de cotas raciais das universidades públicas, o STF – Supremo Tribunal Federal confirmou, por 7 votos a 1, que o ProUni – Programa Universidade para Todos é constitucional. Instituído em 2004 pelo governo federal, o ProUni possibilita que universidades privadas, em troca de isenção fiscal parcial, reservem parte das bolsas de estudo para alunos de escolas públicas. De acordo com as regras do ProUni, podem ser beneficiados pelo programa estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede privada com bolsa integral. Para os estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio há bolsa integral. Para os estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos há bolsa de 50% do valor da mensalidade. Parte das bolsas deve ser concedida para negros, indígenas e pessoas portadoras de necessidades especiais. Eram parceiros do DEM na ação no Supremo a Confenem – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino e a Fenafisp – Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social que questionavam a legalidade do programa como um todo.  O julgamento do ProUni estava parado desde 2008 e o ministro Marco Aurélio Mello foi o único a votar pela inconstitucionalidade.

TV Escola

A TV Escola do MEC / Ministério da Educação prepara-se para atuar, a partir do próximo ano, como uma plataforma interativa de distribuição de conteúdo audiovisual. Com isso, pretende aprimorar a aprendizagem e as práticas de ensino. A proposta da TV Escola, agora subordinada à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ganha impulso a partir das idéias e experiências sobre interatividade, convergência de mídias e produção de conteúdos digitais para as escolas públicas compartilhadas no encontro Educação e Novos Paradigmas (EduTec), realizado no Rio de Janeiro. As discussões sobre inovações tecnológicas desenvolvidas em várias partes do mundo e suas múltiplas utilizações na educação já induzem a mudanças, como a que se propõe a TV Escola. Ao longo deste ano, foi desenvolvido trabalho específico de avaliação de um novo formato para ela, até se chegar à realização do encontro da EduTec. Foi feita também a ampliação da parceria da TV Escola com a TV Brasil. Isso permitirá a disseminação da programação também por meio de um canal de televisão aberta, além do satélite e da internet, atualmente disponíveis.

Youtube para Escolas

O Youtube, maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, acaba de lançar o Youtube for Schools, em português Youtube para Escolas. O canal tem como objetivo orientar os docentes no uso da plataforma em sala de aula e em atividades complementares. Além disso, pretende dirigir a navegação dos alunos em escolas onde o acesso ao YouTube é bloqueado por motivo de distração. Agora o Youtube aposta no seu uso como ferramenta tecnológica de apoio a educação a distância e presencial. São diversas as formas de termos acesso à educação online: chat, videoaulas, tele e webconferência, blogs, celular (M-Learning), e-book, são alguns dos recursos disponíveis. O YouTube for Schools contará com material fornecido por cerca de 600 instituições parceiras, como Smithsonian, TED, Steve Spangler Science e Numberphile. Os vídeos também poderão ser pesquisados de acordo com suas categorias, como matemática, ciências, estudos sociais, literatura etc. Confira: http://youtu.be/NegRGfGYOwQ

Alíquotas Zero

O Projeto de PL-1398/2011, do deputado Marcos Montes (PSD-MG), reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a importação e a receita bruta de venda no mercado interno de serviços de TV a cabo, de internet banda larga e de softwares. O benefício fiscal aplica-se apenas a serviços prestados ou a produtos vendidos para instituições de ensino básico e técnico profissionalizante. Segundo Montes, é inegável a importância das novas tecnologias da informação no processo de ensino e aprendizagem. “O objetivo do projeto é reduzir o preço desses serviços, o que melhorará a educação oferecida para uma significativa -parcela da população brasileira, especialmente a mais pobre”, afirmou. O projeto tramita em regime de aprovação conclusiva e deve ser analisado em reunião conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e, de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Provedores + TV paga

Os provedores de internet querem oferecer TV paga em cidades onde há pouca viabilidade econômica. Para isto, pretendem se unir em torno das associações que representam este mercado para definir as estratégias e modelo de negócios que serão adotados na entrada no mercado de distribuição de conteúdo audiovisual. “Temos nos reunido para tomar atitudes em bloco, para cobrir cidades entre 50 mil habitantes e 100 mil habitantes”, afirma Marcelo Siena, presidente da Rede Telesul. “Inicialmente a estratégia é cobrir áreas onde os outros não querem ou onde o DTH não consegue capilaridade”. Porém, antes de entrar de vez neste mercado, as empresas aguardam a regulamentação sobre o SeaC – Serviço de Acesso Condicionado pela ANCINE / Agência Nacional de Cinema. “Agora que a regulamentação permite, queremos levar a pujança do acesso à internet aos serviços de televisão por assinatura, mas só a partir da regulamentação teremos condições de montar um modelo de negócio consistente” , finaliza Siena.

Cidades Recicláveis

Desenvolvido desde 2007 pelo grafiteiro paulista Mundano, o projeto Cidades Recicláveis, vem reunindo esforços por meio de um site de financiamento coletivo solidário para uma ação inédita em apoio aos catadores de materiais recicláveis. Segundo Mundano “O Pimp my Carroça é uma parodia de programas que transformam carros na televisão americana e visa dar visibilidade ao trabalho precarizado dos catadores de materiais recicláveis que não têm o apoio necessário dos poderes públicos e são marginalizados e desrespeitados pelas ruas das grandes metrópoles. O Cidades Recicláveis consiste em pintar as carroças utilizadas pelos catadores de maneira artística, destacando frases de impacto e conscientização. O artista já ultrapassou sua meta inicial que era pintar 100 carroças. A maioria delas estão pelas ruas de São Paulo, mas algumas podem ser encontradas em outras “Cidades Recicláveis” como Nova York, Buenos Aires e Santiago do Chile. A arte de Mundano dá voz aos carroceiros, atrai atenção da sociedade para eles e para o problema do lixo das grandes cidades e da reciclagem.

Gestão do Conhecimento 

Direcionada a orientar as organizações governamentais para a execução da gestão do conhecimento, o livro Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira foi lançado na semana passada pelo IPEA / O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em Brasília. De acordo com o técnico em Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Desenvolvimento Institucional do Instituto, Fábio Ferreira Batista, autor do livro, “o esforço maior foi o de contextualizá-lo para a realidade da administração pública, com a finalidade de ajudar os órgãos a implementar um modelo de gestão voltada para o conhecimento”. A publicação é resultado de estudos feitos em 2011, durante o pós-doutorado do pesquisador em Gestão do Conhecimento, na UFSC / Universidade Federal de Santa Catarina. A obra compreende um manual, que segundo o autor, é genérico, concebido de maneira a orientar todas as organizações governamentais – diretas e indiretas dos níveis federal, estatuais e municipais – para a execução da gestão do conhecimento.

pré estréy@s
Uma Longa Viagem, da diretora Lucia Murat

Acontece amanhã, às 20 horas, no Matilha Cultural (rua Rego Freitas, 542), em São Paulo a pré-estréia do filme Uma Longa Viagem, da diretora Lucia Murat, que apresenta o jornalista Caio Blat no elenco. O filme foi exibido no Festival de Paulínia, onde recebeu o Prêmio da Crítica de Melhor Documentário, além dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Caio Blat), Melhor Direção de Arte, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Estudantil no Festival de Gramado. Segundo a crítica Roberta Canuto da  Revista do Cinema Brasileiro “Através das cartas de Heitor, irmão de Lucia, a cineasta Lucia Murat resgata a memória de sua vida. Mesmo em lugares longínquos, Heitor se manteve presente no cotidiano dela e da família escrevendo cartas que são verdadeiros relatos poéticos.”  Uma Longa Viagem tem seu lançamento em circuito comercial previsto para a próxima sexta feira (11) em salas de São Paulo e Rio de Janeiro e entra em cartaz nas cidades de Campinas, Salvador e Porto Alegre no próximo dia 18 de maio. Os interessados em assistir a pré estréia devem confirmar presença através do e-mail brazucah@brazucah.com.br até esta segunda-feira (7/05), as 17h e aguardar confirmação.

Confira aqui o trailer do filme: http://youtu.be/w-VwR6LkaeY

@genda m@rv@d@
Banda Larga no Brasil e os direitos dos consumidores

O IDEC / Instituto de Defesa do Consumidor, com apoio da Fundação Ford e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça,  realizam na próxima quinta feira (10), o Seminário ”Banda Larga no Brasil e os direitos dos Consumidores”. O evento abordará os aspectos que envolvem a banda larga no Brasil e a proteção dos direitos do consumidor, em uma perspectiva ampla de cidadania. Segundo os organizadores, “pretende-se também fazer uma avaliação dos dois anos do Plano Nacional de Banda Larga e discutir a qualidade na disponibilização e prestação do serviço de internet no país. Além de representantes do próprio IDEC, da Fundação Ford e do Ministério da Justiça, as mesas contarão com participação de especialistas do Ministério das Comunicações, da ANATEL / Agência Nacional de Telecomunicações, da Telebrás, do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV / Fundação Getúlio Vargasdo INTERVOZES. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Serviço:
Seminário: “Banda Larga no Brasil e os direitos dos consumidores”
Local: Hotel Nacional (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 1, Bloco A)
Cidade: Brasília (DF)

Data: 10/05/2012
Horário: 9h00 às 18h00
Realização: IDEC / Instituto de Defesa do Consumidor
Apoio: Fundação Ford, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça
Parceria: Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor
Clique aqui para fazer a sua inscrição.

obsert@tóryo do @udyovysu@l
Ciclo de cinema espanhol

Em parceria com o Instituto Cervantes, a Fundação Joaquim Nabuco apresenta o Ciclo de Cine Espanhol, que irá projetar, entre segunda e quarta-feira (7 a 9 de maio), seis títulos (inéditos no Brasil) do cinema contemporâneo espanhol. Para acompanhar o evento, o Instituto Cervantes traz ao Brasil José Luis Castro de Paz. Castro é licenciado em História da Arte, Doutor em História do Cinema e Catedrático em Comunicação Audiovisual e Publicidade na Faculdade de Ciências Sociais e de Comunicação da Universidade de Vigo. Participou da obra coletiva “Antologia Crítica do Cinema Espanhol” (1997) e colaborou para o “Dicionário do Cinema Espanhol”, editado em 1998. As exibições acontecem em DVD no Cinema da Fundação. Acompanha a mostra uma exposição fotográfica no corredor do cinema (1° andar) que faz um apanhado da história do cinema espanhol em 80 fotografias.

Serviço:
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 – Derby
Cidade:Recife (PE)

Informações: (81)3073-6689| cinema@fundaj.gov.br
http://cinemadafundacao.blogspot.com/
Entrada: gratuita, sujeita à lotação da sala (197 lugares)

@gend@ de festyv@ys
Festival de Filmes Curtissímos

Começa amanhã a 5ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos e a 14ª Edição Internacional do Très Court  no Museu Nacional da República, em Brasília (DF). As atividades tem continuidade até o próximo dia 12 de maio e a entrada é gratuita. Segundo os organizadores “Uma ampla programação vai atrair amantes do cinema, estudantes de escolas públicas, universitários, profissionais de áudio visual”. Durante o festival acontecerá também o 2º Encontro Internacional de Experiências Educativas no Audiovisual. que terá como tema “Cinema Cultural e seus efeitos na formação da plateia”. Segundo a organizadora do encontro, Josiane Osório “nosso objetivo de explanar a importância da instalação dos cineclubes nas escolas públicas, os coletivos de cinema e audiovisual, as ações públicas de difusão assim como os projetos de realização e educação audiovisual de iniciativa pública e privada. O editor deste Marv@da C@rne e presidente do CBC / Congresso Brasileiro de CinemaJoão Baptista Pimentel Neto participa do encontro em mesa programada para acontecer no dia 11 de maio.

Serviço:
5ª Edição Nacional do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
14ª Edição Internacional do Très Court
Data do Festival: 8 a 12 de maio 

2º Encontro Internacional de Experiências Educativas no Audiovisual
Data do Encontro: 11 e 12 de maio

Local: Museu Nacional da República
Cidade: Brasília (DF)
+Info: 3443 1559 – 9636 4143 – 8141 6742 – 9278 9887 – 9278-6463
Site: http://www.filmescurtissimos.com.br/festival.php

cyneclub@ndo
Orgulho Nerd no Curta Doze e Meia em Recife

Dando continuidade ao tema do mês de maio – Orgulho Nerd – o Curta Doze e Meia apresenta na próxima quinta-feira (10) mais cinco vídeos de diferente Estados. Na programação estão os curtas “Antes que seja tarde”, “De volta ao quarto 666”, “O anão que virou gigante”, “O solitário ataque de Vorgon” e “Tarantino’s mind”. Após a exibição haverá um bate papo descontraído com o público presente. As atividades do cineclube ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30, com entrada gratuita.

Saiba mais: http://curtadozemeia.blogspot.com

Serviço:
Curta Doze e Meia
Data: 10/05/2012 até 10/05/2012
Horário: 12:30
Local: Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Endereço: Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
Cidade: Recife (PE)
Site/Hotsite: http://curtadozemeia.blogspot.com
Valor: Entrada Gratuita
Informações: (81) 9223-2182


humor pyr@te@do

c@us@s & lut@s

O projeto de lei nº 931/2011, de autoria do vereador Reimont, que DISPÕE SOBRE A APRESENTAÇÃO DE ARTISTAS DE RUA NOS LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, foi aprovado na câmara municipal, mas infelizmente foi vetada pelo poder executivo. Todo cidadão tem o direito à cidade, e a arte pública não pode ficar de fora desse direito.

pelos direitos do público!
filmes são feitos para serem vistos!

CLIQUE AQUI e curta o Marv@da C@rne também no facebook!

Receba atualizações participando também do GRUPO Marv@da C@rne!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.