Marv@da C@rne XI

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural

CINE PE 2012 / Quatro por Três

Premiados pelo júri oficial com quatro Troféus Calungas cada um, os longas-metragens, À Beira do Caminho, do diretor Breno Silveira; Paraísos Artificiais, de Marcos Prado e Boca, de Flávio Frederico, foram os grandes vencedores da 16 edição do CINE PE, encerrado ontem a noite no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda (PE). À Beira do Caminho levou ainda o prêmio conferido pelo júri popular e o prêmio especial Gilberto Freire. Já o prêmio especial da crítica ficou com Ao compositor e músico Jorge Mautner, de Pedro BialHeitor D”Alincourt enquanto que o júri da FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes optou por premiar Na Quadrada das Águas Perdidas, de Wagner Miranda. A mostra competitiva do festival exibiu este ano 15 longas metragens recentemente produzidos no Brasil.

CINE PE 2012 / Quatro por Dois

Já entre 27 curta metragens exibidos, os grandes vencedores foram Até à Vista, de Jorge Furtado, e L, de Thais Fujinaga, que também levaram quatro troféus Calunga, cada um, na premiação do júri oficial, que conferiu ainda uma premiação especial para o curta A Fábrica, de Aly Muritiba. A premiação conferida pelo júri popular ficou com Depois da Queda, de Bruno Bini, enquanto os críticos preferiram premiar Isso não é o Fim, do diretor João Gabriel. O prêmio oferecido pela FEPEC foi outorgado para o curta Qual Queijo você Quer?, de…. E os jurados do prêmio dado pela ABD/APECI, optaram por premiar duas produções: Na sua Companhia, de Marcelo Caetano, e L, de Thais Fujinagae. Finalmente, o prêmio aquisição oferecido pelo Canal Brasil contemplou o curta Di Melo – O Imorrível, dos diretores Alan Oliveira e Rubens Pássaro.

CINE PE 2012 / Curtas Pernambucanos

Poeta Urbano, de Antônio Carrilho foi o melhor filme da Mostra de Curtas Pernambucos. O júri da mostra conferiu ainda duas menções honrosas para o filme Koster, de Carla Francine. Foram premiados o ator Sérgio Menezes e o diretor de arte, Dantas Suassuna. A atriz Sandra Possani, também foi contemplada com uma menção honrosa por sua atuação no filme Canção para Minha Irmã, de Pedro Severien. A 16ª edição do CINE PE / Festival do Audiovisual contou com um público de cerca de 25 mil pessoas, uma média de 2,2 mil pessoas por dia. O evento gerou cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos, e recebeu 250 convidados, em média, entre produtores, técnicos, cineastas, atores e especialistas em cinema. O orçamento do evento foi da ordem de R$ 2 milhões.

Ultimato ao Governo Português I

Realizadores, produtores, diretores de festivais, cineclubes e distribuidores portugueses lançaram hoje no Cinema São Jorge, em Lisboa, o Manifesto: “Cinema Português: ultimato ao Governo”. No texto, pedem que “enquanto a nova Lei do Cinema não for aprovada pela Assembleia da República e entre em vigor, o Governo encontre uma solução de emergência para a situação de ruptura e descalabro financeiro do ICA – Instituto de Cinema e Audiovisual de modo a dotá-lo dos meios financeiros necessários aos compromissos assumidos com os produtores e aprovados entre 2010 e 2011″. O documento foi lançado no dia em que se encerrou o período de discussão pública de uma nova lei do cinema português, que segundo seus subscritores estaria “correndo perigo de vida”. 

Ultimato ao Governo Português II

Entre os signatários do manifesto estão importantes realizadores portugueses como Gabriel Abrantes, Gonçalo Tocha, João Botelho, João Canijo, João Pedro Rodrigues, João Salaviza, Manuel Mozos, Miguel Gomes, Pedro Costa e Sandro Aguilar, que querem que essa solução de emergência permita também que os concursos de apoio ao cinema de 2011 sejam homologados pelo secretário de Estado da Cultura e contratualizados pelo instituto e exigem ainda que “a versão definitiva da nova Lei do Cinema Português seja tornada pública de imediato e que o Governo assuma um prazo para a sua aprovação em Conselho de Ministros e posterior apresentação à Assembleia da República”.

Desafios da Liberdade de Expressão

FNDC – Frente Nacional de Democratização das Comunicações promove amanhã, a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25 – Centro, São Paulo, SP) o “Seminário Desafios da Liberdade de Expressão”. Segundo os organizadores, o evento objetiva “envolver um conjunto amplo de entidades e lideranças nacionais para construir coletivamente uma campanha em defesa da liberdade de expressão e por um novo marco regulatório para as comunicações do Brasil”. O Seminário já tem confirmadas as presenças de parlamentares e de lideranças do setor das comunicações. O programa e maiores informações podem ser acessadas em: Desafios da Liberdade de Expressão e as incrições gratuitas devem ser feitas através do envio de mensagem para: secretaria@fndc.org.br

Proibido para menores

Apresentado pelo deputado João Campos (PSDB/GO), o substitutivo ao Projeto de Lei 2081/03, também apresentado por Campos, que proíbe a apresentação de espetáculos ou veiculação de conteúdos audiovisuais impróprios para menores em locais públicos e nos veículos de transporte coletivo foi aprovado hoje pela foi aprovado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O projeto já havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Educação e Cultura e teve como relator na CCJ o deputado Fabio Trad (PMDB-MS), que recomendou a aprovação da matéria. Aprovado em caráter conclusivo, o projeto passará a tramitar agora pelo Senado.

@genda m@rv@d@
Sistema Nacional de Cultura na ALESP

A Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, realizará Audiência Pública sobre o Sistema Nacional de Cultura– SNC, no dia 16 de maio às 09h30 Auditório Paulo Kobayashi. A atividade foi proposta pelo deputado Simão Pedro, presidente da Comissão e tem por objetivo do encontro debater a integração do Estado e dos Municípios paulistas ao SNC. A audiência deve contar com a participação dos Secretários de Cultura do Estado e da cidade de São Paulo, respectivamente Marcelo Mattos Araújo e Carlos Augusto Calil. Também o secretário de Articulação Institucional do MinC / Ministério da Cultura, João Roberto Peixe já confirmou sua participação. São esperadas ainda a participação de um grande número de secretários de Cultura dos municípios do estado, de representantes de entidades culturais paulistas, artistas, produtores e agentes culturais. O presidente do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema e editor desta Marv@da C@rne, João Baptista Pimentel Neto também já confirmou presença.

@gend@ de festyv@ys
35º Festival Guarnicê de Cinema

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abriu inscrições para o credenciamento de estudantes, trabalhadores e cinéfilos que queiram integrar o Júri Popular do 35º Festival Guarnicê de Cinema. As inscrições podem ser feitas até 08 de junho deste ano, no site: www.cultura.ufma.br. Os credenciados terão acesso gratuito às sessões de filmes e direito a voto e certificado de participação. O certificado de participação será emitido somente para os credenciados que obtiverem 80% de participação no Festival. O 35º Festival Guarnicê de Cinema será realizado no período de 10 a 16 de junho, no Centro Histórico de São Luís.

humor pyr@te@do

c@us@s & lut@s 

#Marco Regulatório das Comunicações! Eu quero! Porque é nosso direito!

pelos direitos do público!
filmes são feitos para serem vistos!

CLIQUE AQUI e curta o Marv@da C@arne também no facebook!

Receba atualizações participando também do GRUPO Marv@da C@rne!

Um comentário em “Marv@da C@rne XI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s