Marv@da C@rne X

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural

Semana ABC 2012

Organizada pela ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC 2012 será realizada de 9 a 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Além de exibições, estão programadas a realização de encontros e debates abertos ao público e com entrada gratuita. Já no dia 12 de maio, coroando a semana a entidade realizará a cerimônia de entrega dos Prêmios ABC de Cinematografia. Como acontece anualmente, desde 2003, serão outorgadas pelos associados premiações nas categorias de Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som para filmes de Longa-Metragem e de Melhor Direção de Fotografia em filmes de Curta-Metragem, Publicitários, Estudantis e Programas de TV. O evento tem entre os convidados  confirmados o diretor de arte Marcelo Pont, o diretor de som Guido Berenblum e o americano Michael Karagosian, presidente da MKPE Consultin LLC, que fará um panorama da entrada do cinema digital e 3D no mundo. Confira a programação da Semana ABC 2012.

Jovens Realizadores I

Objetivando promover um intercâmbio cultural e estético entre jovens da América Latina e Caribe, será realizado entre 23 e 26 de maio, na cidade de Sobral, interior do estado do Ceará, o I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. Além da Mostra Novo Cinema da América Latina e do Caribe e de mostras retrospectivas de cineastas homenageados, a programação do evento contempla a realização de mesas temáticas, palestras e vivências buscando fortalecer o debate teórico e técnico entre os participantes. Durante o evento será ainda realizado o I Moitará – feira de trocas de DVDS, CDs e livros, que segundo os organizadores possibilitará uma maior integração entre os convidados latino-americanos e caribenhos com os brasileiros. 

Jovens Realizadores II

Segundo a diretora geral do encontro, Barbara Cariry “queremos a partir deste encontro estabelecer novas redes solidárias de cooperação, de ensino e difusão entre os jovens realizadores da América Latina e do Caribe”. Ainda segundo Barbara “Pretendemos também debater e dar visibilidade as novas cinematografias, que a partir dos suportes proporcionados pelas novas tecnologias digitais, estão surgindo em todos os países, focando nas produções que possam oferecer contribuições para a universalização da cultura dentro de um processo de respeito à diversidade e de uma ética que estabeleça a reciprocidade”. 

Jovens Realizadores III

O encontro deve contar com a participação de 150 jovens realizadores que foram indicados por universidades, associações de cineastas e órgãos nacionais e internacionais ligados ao audiovisual e à cultura. Participam ainda cerca de 60 convidados. Patrocinado pela SAv – Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a Secult/CE – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral, a realização é da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, Sereia Filmes e  INTERARTE – Instituto Internacional de Intercâmbio e Cooperação Artístico e Cultural, contando ainda com o apoio da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema, do CNC / Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, do DOCLAT SEC XXI – Encontro de Documentaristas do Século XXI e outras instituições internacionais do setor audiovisual.

TVs Comunitárias 

Em tramitação desde 2003, o projeto do deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) que prevê dedução do Imposto de Renda para contribuintes que fizerem doações para rádios e tvs comunitárias foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A proposta, que atende a uma antiga reivindicação da ABCCom – Associação Brasileira de Canais Comunitárias e da ABRAÇO – Associação Brasileira de Radiodivusão Comunitária, altera a lei que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Aprovada em caráter conclusivo, o projeto passa agora a tramitar no Senado. A proposta pode acabar sendo apensada ao PLS 629/2011 do Senador Paulo Paim (PT/RS) que trata do mesmo tema com foco específico sobre a radiodifusão comunitária.

Rádios Comunitárias

Propostas que permitem às rádios comunitárias receber financiamento do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ter acesso à Lei Rouanet podem ser votadas pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação (CCT). No primeiro caso, o projeto original (PLS 556/07), do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), propõem o financiamento para que as rádios comunitárias possam adotar o sistema digital. Já o PLS 629/11, sobre a Lei Rouanet, é do Senador Paulo Paim (PT-RS) e tem o apoio do relator. Segundo Paim “as rádios comunitárias são responsáveis por difundir ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos da população local, formando, integrando e estimulando o convívio social”. Por essa razão a aplicação da Lei Rouanet se justificaria para estas emissoras. O senador avalia que as radcoms têm dificuldade de financiamento, já que a legislação em vigor admite apenas “o patrocínio como apoio cultural de estabelecimentos situados na área da comunidade”.

SesC Partituras

Já está disponível na web para acesso e compartilhamento, o portal SESC Partituras disponibiliza o acesso gratuito à partituras musicais digitalizadas. O portal reúne obras a partir de contribuições oferecidas por compositores e colecionadores e apresenta em seu acervo, raras partituras de compositores como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez. Importante ferramenta para músicos, estudantes e pesquisadores da área, o site utiliza um moderno sistema de buscas que permite a visualização e impressão integral de mais de 300 partituras catalogadas, além de um arquivo de áudio da maior parte delas.

observ@tóryo do @udyovysu@l
Prestação de Contas

ANCINE retificou a minuta de Instrução Normativa de Prestação de Contas colocada em Consulta Pública em dezembro de 2011 e ampliou até 4 de maio o prazo para receber contribuições. A IN dispõe sobre os procedimentos para a apresentação e análise das prestações de contas dos recursos públicos aplicados em projetos de competência da ANCINE. Segundo a agência “A correção da minuta foi motivada pelo fato de que uma falha de procedimento ocasionou a divulgação de uma versão não finalizada do texto”. Leia a íntegra Minuta da IN, com indicação dos trechos alterados. Para participar da Consulta Pública bastaacessar o link Consulta Pública e se cadastrar.

@genda de festyv@is
10° FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil 

Continuam abertas até o próximo dia 11 de maio, as inscrições para o 10° FICI Festival Internacional de Cinema Infantil. O festival será realizado entre agosto e novembro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, Campinas, Santos, Belo Horizonte, Aracaju, Salvador e Recife. Podem inscrever-se filmes de curta e longa metragem brasileiros finalizados em 35 mm, DCP e DVD. Serão selecionados curtas-metragens e episódios de séries de TV para mostras competitivas e não competitivas. Longas-metragens brasileiros podem ser inscritos, participando de um processo de seleção para exibição em caráter não competitivo. Os curtas selecionados para as mostras competitivas concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil nas categorias Melhor Animação, Melhor Ficçãoe Melhor Filme da Mostra Teen, cada um deles comum prêmio de R$ 5 mil em serviços de laboratório.

humor pyr@te@do

c@us@s & lut@s

pelos direitos do público!
filmes são feitos para serem vistos!

CLIQUE AQUI e curta o Marv@da C@arne também no facebook!

Receba atualizações participando também do GRUPO Marv@da C@rne!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.