Marv@da C@rne IX

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural 

TV por assinatura / Regulamentação do SeaC I

Esperada com imensa expectativa pelo setor audiovisual, o processo de regulamentação pela ANCINE / Agência Nacional de Cinema da Lei 12.485 que cria o SeaC – Serviço de Acesso Condicionado deverá finalmente estar concluído até o final maio.  Iniciado outubro de 2011, logo após a aprovação da lei, já foi concluído pela ANATEL / Agência Nacional de Telecomunicações e para que a nova legislação entre plenamente em vigor, depende agora apenas da aprovação e publicação de inúmeras Instruções Normativas pela ANCINE  que é responsável pela regulamentação de todas às atividade de relacionadas ao empacotamento, programação e produção previstas na legislação.

TV por assinatura / Regulamentação do SeaC II

O tempo dispendido pela ANCINE para finalizar o processo de regulamentação tem sido criticado por algumas lideranças do audiovisual, que pedem maior agilidade no processo que foi marcado pela realização de duas consultas públicas: uma para a regulamentação do serviço e outra para o processo de credenciamento das empresas junto à agência. Neste contexto, a criticada demora é atribuída pela ANCINE “à necessidade da realização de uma cuidadosa e detalhada analise das milhares de contribuições recebidas pela agência através das referidas consultas públicas”. Por outro lado, segundo diretores da agência, “devido a importância do tema, neste caso específico, estamos mesmo tomando um cuidado redobrado, já que não queremos deixar quaisquer brechas para que as instruções normativas venham ser contestadas judicialmente”.

TV por assinatura / Regulamentação do SeaC III

Para quem acompanha de perto o processo, os interesses envolvidos e as lutas travadas nos bastidores, fundamentam plenamente as justificativas apresentadas pelos diretores da ANCINE, já que vale lembrar que apesar de ter sido aprovada por larga margem de votos nas duas casas do legislativo federal, a própria lei, sancionada pela presidenta Dilma Roussef, está sendo contestada judicialmente através de processos que tramitam atualmente no STF / Supremo Tribunal Federal, movidos pelo Partido Democratas e pelas redes de TV Bandeirantes e SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Registre-se ainda que a lei foi alvo de uma agressiva e equivocada campanha de desinformação promovida pela Sky, amplamente repudiada pelas entidades representativas do audiovisual através de abaixo assinados e da apresentação de reclamações formais junto ao CONAR.

Chamada Pública + Comitê Consultivo da SAv

Outra medida governamental também aguardada com muita expectativa pelo setor audiovisual, em especial, pelos organizadores de mostras e festivais, a chamada pública para apresentação de propostas deve ser publicada pela SAv / Secretaria do Audiovisual do MinC / Ministério da Cultura ainda este mês. A informação é da própria Secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana (foto) que também confirmou que a convocatória para a primeira reunião do novo Comitê Consultivo da SAv deve ser publicada nos próximos dias. Ana Paula, mesmo adoentada, cumpriu extensa agenda de reuniões nos últimos dias em Recife, dentro da programação do Cine PE 2012. O Marv@da C@rne deseja à secretária pronto restabelecimento.

Paulínia / Festival e Edital de Produção

Após anunciar a suspensão do Festival de Cinema de Paulínia, o Prefeito José Pavan Júnior (PSB/SP) (foto) declarou que deve lançar em junho um edital para a produção de filmes ao qual serão destinados recursos da ordem de R$ 8 milhões. A declaração foi feita em entrevista à Folha de São Paulo, na última quinta e a redução do valor destinado ao edital foi justificada pelo prefeito “à crise econômica internacional, que atingiu o polo petroquímico de Paulínia, principal fonte de arrecadação de impostos da cidade”. Ainda segundo Pavan Junior, os cortes no orçamento municipal chegarão a 30% dos recursos disponíveis para investimento e o mesmo percentual foi aplicado ao edital. “Foi uma decisão difícil, mas vou entregar duas escolas de 900 alunos cada uma, vamos zerar o déficit de creches. Há 20 mil pessoas que dependem da prefeitura.” Para o crítico de cinema e um dos criadores do Festival e do Polo de Cinema de Paulínia, Rubens Ewald Filho a atitude do prefeito foi “um tiro nos dois pés. Se fosse futebol ou rodeio, com certeza o festival seria retomado no ano que vem. Mas, como é cinema, está bem ameaçado. E é um golpe na credibilidade do polo como um todo”, afirmou.

Câmera de Ouro de Cannes

Homenageado no CINE PE 2012, o cineasta carioca Cacá Diegues (foto) irá agora presidir o júri da Câmera de Ouro do Festival de Cannes, anualmente realizado na França. A premiação é atribuída ao melhor filme apresentado na seleção oficial ou paralela do festival. Além do diretor brasileiro participam do júri, a jornalista italiana do “Il Messaggero”, Gloria Satta e os representantes da Associação Francesa de Diretores de Fotografia Cinematográfica, Rémy Chevrin, e da Federação de Indústrias do Cinema, Hervé Icovic. O prêmio é concedido desde 1978 e será entregue durante a cerimônia de encerramento do Festival prevista para acontecer no domingo 27 de maio.

Pirata Bay

Os provedores de internet que operam no Reino Unido devem bloquear o acesso de seus usuários ao site Pirate Bay, usado para compartilhar arquivos. A decisão é do Tribunal Superior do Reino Unido e relaciona-se a uma disputa judicial envolvendo a Sociedade Fonográfica do Reino Unido e os provedores de internet. A organização solicitou inicialmente de forma amigável aos provedores que providenciassem voluntariamente o bloqueio e recebeu como resposta dos provedores a informação de que a medida só seria concretizada diante de uma decisão da justiça britânica, que após longo processo manifestou-se sobre a demanda. Para Loz Kaye, do Partido Pirata do Reino Unido, “o bloqueio não chega a ser uma surpresa, já que na verdade, aqui no Reino Unido estamos andando na direção da censura da internet”. O site de compartilhamentos já sofreu ameaças anteriores, valendo lembrar que em fevereiro deste ano, lamentavelmente,  a justiça sueca também condenou os donos do The Pirate Bay.

Virada Digital

Entre os dias 11 e 13 de maio, o município de Paraty (RJ) será palco do Festival Virada Digital. Focado em temas como inovação, interatividade, sustentabilidade e compartilhamento de conhecimentos em 16 áreas de conteúdos, segundo seus organizadores, o evento promoverá um grande encontro das principais lideranças brasileiras e internacionais dos setores público, privado, acadêmico, terceiro setor e meios de comunicação. Durante 72 horas o festival apresentará dezenas de atrações e atividades ligadas às novas tecnologias digitais, à inovação e ao empreendedorismo. O Festival será compartilhado através de Hubs – terminais digitais interativos, estrategicamente posicionados no Rio de Janeiro (Arcos da Lapa), São Paulo (Vale do Anhangabaú) e Brasília (Teatro Nacional) através dos quais será possível acompanhar todas as atividades, em tempo real.

observ@tóryo do @udyovysu@l
Mundo Canis

Uma TV criada para manter os cães relaxados, estimulados e entretidos enquanto os donos trabalham. Este é o DOGTV, novo canal ‘on-demand’ de TV por cabo criado na Califórnia (EUA). Segundo os idealizadores do canal, “o DogTV é o primeiro canal que exibe 24 horas de programação apenas para cachorros. Os programas do canal tem duração de três a seis minutos, e apresentam imagens relaxantes como gramados, bolas que quicam e humanos acariciando seus cachorros. Existem também programas que exibem aspiradores e campainhas sem barulho, a fim de ajudar os cachorros a se tornarem mais acostumados com a movimentação diária de uma residência. O DOGTV estreou em fevereiro como canal gratuito e, apesar de não exibir publicidade, na segunda maior cidade da Califórnia, San Diego, já chegou a cerca de 483 mil casas. Em suas inserções institucionais o canal promete que o melhor amigo do homem “nunca mais vai se sentir sózinho”. 

@genda de festyv@is
Seminário no CINE PE

Seminário Economia da Cultura e Políticas Culturais Segmentadas promovido pelo CINE PE / Festival do Audiovisual de Pernambuco prossegue hoje com a realização do painel “A importância dos Direitos Autorais na Economia da Cultura e no Audiovisual“. A atividade será coordenada por Carlos Andrade (RJ) e contará com as participações de Guilherme Carboni (Advogado/SP) e de Petrus Barreto (Advogado/RJ), que abordarão respectivamente os Marcos Legais Existentes e Necessários e as Licenças Colaborativas. O seminário acontece em Recife a partir das 15h30 na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Confira a programação do CINE PE 2012www.cine-pe.com.br .

humor pyr@te@do

c@us@s & lut@s

pelos direitos do público!
filmes são feitos para serem vistos!

CLIQUE AQUI e curta o Marv@da C@arne também no facebook!

Receba atualizações participando também do GRUPO Marv@da C@rne!


Um comentário em “Marv@da C@rne IX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.