Marv@da C@rne VIII

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural 

CINE PE / I

Ontem a noite, problemas de ordem técnica interromperam a exibição longa metragem Boca, do diretor paulista Flávio Frederico que participa da Mostra Competitiva do CINE PE 2012. Após uma ação rápida e cirúrgica, a direção do Festival já determinou que o longa será exibido amanhã às 16h30, no Teatro Guararapes, com acesso gratuito. Em comunicado oficial, o Diretor do Festival Alfredo Bertine informa que “O problema que tivemos foi resolvido e o público que pagou pelo ingresso na noite de ontem poderá conferir a nova exibição gratuitamente”. No comunicado é ainda informado que por conta das mudanças na grade de programação, foram canceladas as exibições dos longas-metragens Xica da Silva, de Cacá Diegues, e O Beijo no Asfalto, de Bruno Barreto. Os filmes fazem parte da Mostra Especial em homenagem a Cacá Diegues e Ney Latorraca, respectivamente.

CINE PE / II

O Presidente do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema e editor deste Marv@da C@rneJoão Baptista Pimentel Neto participa hoje do Seminário Economia da Cultura e Políticas Culturais Segmentadas promovido pelo CINE PE / Festival do Audiovisual de Pernambuco.  A atividade acontece a partir das 15 horas na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e abordará o tema: “Os modelos de Distribuição e Exibição: Aspectos Econômicos e Jurídicos”. Dividida em duas mesas coordenadas por Rodrigo Salinas (Advogado/SP), na primeira com as participações de Marco Aurélio Marcondes (Distribuidor/SP) e Antônio Campos Neto (Exibidor/SP) será abordado “O Papel dos Modelos para o Circuito Comercial”, na segunda as discussões serão focadas nos “Modelos de Distribuição e Exibição: A importância do circuito independente”, com a participação deste escrivinhador e de Cícero Aragón(exibidor/RS). 

CINE PE /III

Também no Cine PE, será lançada amanhã a Frente dos Festivais, que reúne representantes de algumas das principais mostras de cinema do país em torno de uma agenda comum. Participam da Frente o próprio Cine PE, o Cine Ceará, o Festival de Cinema de Brasília, o Festival de Cinema de Gramado e o Festival de Cinema do Rio de Janeiro. Para marcar o lançamento será realizado um seminário, no qual será anunciada as posições da nova associação sobre a reforma da Lei Rouanet, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Confira a programação festival em: http://www.cine-pe.com.br/

Jornada Internacional de Cinema da Bahia

Aumenta dia a dia nos meios audiovisuais a certeza de que a “morte” da Jornada Internacional da Bahia, publicamente anunciada por seu criador e produtor, Guido Araújo através do Caderno de Cinema, editado pelo cineasta baiano Jorge Alfredo não irá se concretizar. Segundo apurado pelo Marv@da C@rne a mobilização e as articulações de lideranças e entidades do audiovisual voltadas à impedir que este desastre venha a se concretizar são cada vez maiores e o desabafo feito por Guido já teria sensibilizado autoridades da cultura baiana e do Governo Federal sobre a necessidade de resolver a questão. Assim, tudo caminha para que a 40 Jornada Internacional de Cinema da Bahia aconteça sem maiores problemas.

Plano Nacional do Livro e Leitura I

O MinC / Ministério da Cultura investirá R$ 373 milhões em 2012 no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Sob coordenação da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) serão desenvolvidos 42 projetos com o objetivo de promover o livro, a leitura, a literatura, as bibliotecas e a criação e a difusão da literatura brasileira. As ações contemplam os quatro eixos estratégicos do PNLL. Entre as novidades anunciadas está a implantação de editais específicos para contemplar as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde os índices de leitura são mais baixos e a adoção, em um desses editais, do chamado Custo Amazônico, que prevê a transferência de 30% a mais de recursos para os estados da Amazônia Legal.

Plano Nacional do Livro e Leitura II

A maior parte dos recursos será destinada à ações como a implantação de bibliotecas com telecentros nas Praças dos Esportes e da Cultura/PEC; em bibliotecas de Espaços Mais Cultura; na construção e reforma de bibliotecas-parque e de bibliotecas de referência. Também serão aplicados recursos substantivos no apoio às bibliotecas comunitárias e pontos de leitura, e à implantação, revitalização e modernização de bibliotecas municipais e em investimentos na ampliação dos acervos e na formação de bibliotecários e funcionários de 2.700 bibliotecas municipais e comunitárias de 1.500 municípios em todos os estados e na ampliação do calendário nacional de feiras de livro e festivais literários.

cyneclub@ndo
Piauí vai implantar rede com 60 cineclubes

Através da Ação Cine Mais Cultura e com apoio da Fundação Cultural do Estado (Fundac), o estado do Piauí deverá implantar, ainda em 2012, uma rede com 60 cineclubes. O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso a obras audiovisuais, a formação de plateias, e a difusão, principalmente da produção audiovisual brasileira. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de convalidar a seleção de entidades, por meio da homologação e divulgação dos Editais Cine Mais Cultura, lançados em 2010, através do Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o MinC / Ministério da Cultura e o Governo do Estado do Piauí. A convalidação da seleção das entidades foi publicada no dia 17 de abril de 2012 no Diário Oficial da União, com a divulgação das entidades selecionadas. As entidades deverão receber kits de equipamentos e capacitação do Programa Cine Mais Cultura para a utilização do catálogo de filmes da Programadora Brasil.

@gend@ de festyv@ys
Festival de Filmes Curtissímos

A 5ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos e a 14ª Edição Internacional do Très Court acontecem entre 8 e 12 de maio, no Museu Nacional da República, em Brasília (DF). A entrada é gratuita e uma ampla programação vai atrair amantes do cinema, estudantes de escolas públicas, universitários, profissionais de áudio visual. Durante o festival acontecerá também o 2º Encontro Internacional de Experiências Educativas no Audiovisual. que terá como tema “Cinema Cultural e seus efeitos na formação da plateia”. Segundo a organizadora do encontro, Josiane Osório “nosso objetivo de explanar a importância da instalação dos cineclubes nas escolas públicas, os coletivos de cinema e audiovisual, as ações públicas de difusão assim como os projetos de realização e educação audiovisual de iniciativa pública e privada. O editor deste Marv@da C@rne e presidente do CBC / Congresso Brasileiro de CinemaJoão Baptista Pimentel Neto participa do encontro em mesa programada para acontecer no dia 11 de maio.

Serviço:
5ª Edição Nacional do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
14ª Edição Internacional do Très Court
2º Encontro Internacional de Experiências Educativas no Audiovisual 

Local: Museu Nacional da República

5ª Edição Nacional do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
14ª Edição Internacional do Très Court
Data do Festival: 8 a 12 de maio

2º Encontro Internacional de Experiências Educativas no Audiovisual
Data do Encontro: 11 e 12 de maio

+Info: 3443 1559 – 9636 4143 – 8141 6742 – 9278 9887 – 9278-6463

Site: http://www.filmescurtissimos.com.br/festival.php

@gend@ do marv@do
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
 
A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo promove na próxima quinta feira, a partir das 19 horas, na sede do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (Sinpsi-SP), uma plenária de mobilização para o Ato do dia Nacional da Luta Antimanicomial. Segundo os organizadores o objetivo é realizar uma análise de conjuntura e pactuar o funcionamento do ato do Dia Nacional da Luta Antimanicomial que acontecerá no próximo dia 18 de maio, a partir das 13 horas. Nesta data, após concentração marcada para o Vão Livre do MASP os manifestantes seguirão em passeata até a sede da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo localizada na Avenida Dr. Arnaldo.
 
Serviço
Dia 3 de maio de 2012
Atividade: Plenária de Mobilização para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Horário: 19 horas
Local: Sede do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (Sinpsi)
Endereço: Rua Aimberê, 2053, Vila Madalena, São Paulo – SP (Próximo ao metrô Vila Madalena).
 
Dia 18 de maio de 2012: Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Atividade: Ato com concentração no Vão Livre do MASP
Concentração: 13 horas
Endereço: Avenida Paulista 1578 – São Paulo – SP (Próximo ao Metrô Trianon-Masp)
Trajeto: Masp – CAPS Itapeva – MASP – Avenida Paulista – Av. Dr. Arnaldo – Secretaria de Estado da Saúde.

Seminário Desafios da Liberdade de Expressão

FNDC – Frente Nacional de Democratização das Comunicaçõespromove no próximo dia 4 de maio, no auditório do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25 – Centro, São Paulo, SP) o “Seminário Desafios da Liberdade de Expressão”. Segundo os organizadores, o evento objetiva “envolver um conjunto amplo de entidades e lideranças nacionais para construir coletivamente uma campanha em defesa da liberdade de expressão e por um novo marco regulatório para as comunicações do Brasil”. O Seminário já tem confirmadas as presenças de parlamentares e de lideranças do setor das comunicações. O programa e maiores informações podem ser acessadas em: Desafios da Liberdade de Expressão e as incrições gratuitas devem ser feitas através do envio de mensagem para: secretaria@fndc.org.br

Serviço
Dia 4 de maio de 2012
Atividade: Seminário Desafios da Liberdade de Expressão
Horário: 9 horas
Local: Sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo
Endereço: rua Genebra, 25 – Centro, São Paulo, SP

humor pyr@te@do

c@us@s & lut@s

pelos direitos do público!
filmes são feitos para serem vistos!

CLIQUE AQUI e curta o Marv@da C@arne também no facebook!

Receba atualizações participando também do GRUPO Marv@da C@rne!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s