Marv@da C@rne VII

por João Baptista Pimentel Neto
jornalista, gestor e produtor cultural 

Todo dia era dia de índio / Mbyá Guarani I

Para começar bem este domingão, inicio comemorando a notícia publicada no Sul 21 de que a Justiça Federal de Santa Maria (RS) determinou na última quinta-feira (26) a imediata emissão de posse de uma área de 77 hectares de propriedade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul a comunidade Mbyá Guarani. A Justiça concedeu antecipação de tutela em ação civil pública ajuizada pelo procurador da República Rafael Brum Miron contra a União, a Funai e o Dnit. Na decisão, a juíza federal de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes determinou  ainda que os réus devem providenciar a imediata remoção do acampamento indígena para a nova área.

Todo dia era dia de índio / Mbyá Guarani II

Cabe  agora à Funai fornecer, no menor tempo possível, os materiais necessários à construção, em regime de mutirão pelos próprios indígenas, de nove casas de madeira, com banheiro coletivo e tanques para o asseio pessoal e de vestuários, instalação de caixas d’água suficientes ao abastecimento, bem como medidas necessárias à instalação de rede elétrica (normal ou por gerador) e sanitária. A área escolhida já foi vistoriada e aprovada pela comunidade indígena. Quem sabe, desta vez, a comunidade Mbyá Guarani que está acampada há mais de três décadas à margem da BR-392, entre a cerca de propriedade particular e a rodovia, na localidade de Arenal, consiga recuperar suas terras.

Todo dia era dia de índio / Dignidade Sexual

Outra notícia sobre os povos indígenas digna de comemoração, é que em sessão realizada na última quarta feira (25), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou o PL 693/11, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) que atualiza o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73)  e restabelece em um terço o aumento da pena aplicada aos crimes contra a dignidade sexual em que a vítima seja índio não integrado ou comunidade indígena. A relatora na comissão, deputada Keiko Ota (PSB-SP), apresentou parecer pela aprovação do projeto. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para apreciação do Plenário.

Admirável Mundo Novo / CISPA I

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou no começo da noite desta quinta (26), por 248 votos contra 168 o Cispa – Ato de Proteção e Compartilhamento de Ciberinteligência. O projeto pretende melhorar o poder dos EUA para combater crimes e ataques virtuais, promovendo e incentivando a troca de informações entre governo federal, agências de segurança e empresas privadas. A lei aprovada permite que provedores de internet, redes sociais e qualquer outra entidade privada repassem para o governo (e troquem entre si) informações “que digam respeito a ciberameaças”, sem a necessidade de qualquer ordem judicial. E que o governo faça o mesmo, compartilhando com empresas as pistas sobre possíveis ataques.

Admirável Mundo Novo / CISPA II

Qualquer informação – incluindo dados pessoais de usuários estrangeiros publicados em redes sociais – podem entrar nessa rede de troca de dados. Basta que alguma das entidades contempladas pela lei julgue necessário divulgá-las para manter a segurança de redes dos EUA. Opositores do projeto dizem que ela permitirá que empresas de internet enviem dados para o governo sem vigilância da sociedade – algo que fere os princípios de privacidade. A votação favorável contraria alertas de veto presidencial feitos pela própria Casa Branca. A administração do presidente Barack Obama afirmou novamente que se posiciona contra a lei. “O povo Americano espera que seu governo aumente a segurança sem prejudicar sua privacidade e suas liberdades civis,” disse o comunicado da Casa Branca.

Admirável Mundo Novo / CISPA III

Oposicionistas do projeto já reuniram através de abaixo assinado coordenado pela associação civil Avaaz.org cerca de 800 mil assinaturas. Várias outras entidades de defesa de direitos civis tem organizado protestos. Os Repórteres Sem Fronteiras, por exemplo, utilizaram o Twitter, sob a hashtag #Cispa, contra tal proposta de lei e o Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) publicou um documento intitulado “Os 7 Passos para Manter a Liberdade na Internet” e apoia um projeto de lei competindo com a Cispa, do deputado californiano Dan Lungren. O projeto é criticado até mesmo pela Microsoft que cancelou seu apoio a proposta.

observ@tóryo do @udyovysu@l
Girimunho está em cartaz nos cinemas

O poético filme Girimunho, dos diretores Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina estreou nesta ultima sexta-feira nos cinemas. Com passagem premiada em diversos festivais do mundo, como Nantes (Prêmio Especial do Júri e melhor filme pelo Júri Jovem),Mar Del Plata (Júri Oficial Latinoamericano e Júri Feisal.), Havana (Prêmio Especial do Júri) e Veneza (Interfilm Award), Girimunho adentra o sertão mineiro para acompanhar a vida vida Bastu e Maria, duas encantadoras senhoras que transbordam sabedoria e poesia. Girimunho está sendo exibido no Cinesc, em São Paulo e no Usiminas Belas Artes, em Belo Horizinte (MG). O Marv@da C@rne recomenda.

cyneclub@ando
Pré Jornada é adiada novamente

Em nota divulgada ontem, a diretoria do CNC / Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros informa que por problemas burocráticos a Pré Jornada Nacional de Cineclubes e o Seminário Cineclubismo, Cinema e Educação no RS que estavam previstos para acontecer nos ainda neste mês de maio foram adiados. Os dois eventos deverão agora ser realizados no período entre os dias 12 e 15 de junho em Santa Maria (RS) e contam com o apoio do MinC / Ministério da Cultura, através da SAv – Secretaria do Audiovisual e da Prefeitura local.

@genda de festyv@is
Seminário no CINE PE

Com a presença da Secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana começou ontem  o Seminário Economia da Cultura e Políticas Culturais Segmentadas promovido pelo CINE PE / Festival do Audiovisual de Pernambuco. A mesa de abertura foi mediada Leandro Valiati, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Economia da Cultura, e participaram ainda o ator Odilon Wagner, representando a Associação Brasileira de Teatro Independente de São Paulo, o pesquisador Leonardo Brant, responsável pelo site Cultura e Mercado e do chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, (RRNE/MinC) Fábio Henrique Lima. O Seminário prossegue até o próximo dia 2 de maio. Presidente do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema e editor deste Marv@da C@rne, João Baptista Pimentel Neto participa do evento em mesa programada para a tarde do próximo dia 30 que abordará o tema “Modelos de Distribuição e Exibição: A importância do circuito independente”. Confira a programação do Cine-PE 2012: www.cine-pe.com.br .


humor pyr@te@do

c@us@s & lut@s

pelos direitos do público!
filmes são feitos para serem vistos!

CLIQUE AQUI e curta o Marv@da C@arne também no facebook!

Receba atualizações participando também do GRUPO Marv@da C@rne!

 


Um comentário em “Marv@da C@rne VII

  1. Bom dia, andei pelo sertão mineiro, e principalmente suas noites são poéticas de mais da conta uai, Vicente viajou pelo luar daquelas bandas de lá como eu, do mais , quero dizer basta a burocracia e a invasão de privacidade. Querem nos calar, mas eu não calo. Abs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.